quarta-feira, 4 de abril de 2018

SÓ JESUS


SÓ JESUS

Ø  “Só Jesus” é uma expressão que costumamos dizer em muitas situações. Situações de riso, situações de choro, situações de espanto e admiração... e por aí vai. Dizemos “por dizer”, sem pensar, sem com isso estar fazendo uma espécie de “declaração de fé”.
Ø  Acontece que “só Jesus” é uma verdade que se aplica a diversas situações da vida, e principalmente às situações mais importantes da vida, aquelas que dizem respeito ao nosso futuro eterno.
Ø  Nelson Ned cantava um hino intitulado “Só Jesus”. Não sei se foi ele mesmo quem compôs, mas penso que ele cantava como uma expressão de sua própria experiência pessoal e como uma declaração de fé. A letra da música, uma profunda expressão da verdade, diz assim:

Quando todas as portas do mundo estiverem fechadas
E você perceber que as verdades estão todas erradas
Quando você não tiver no mundo nem mais um amigo
Não tiver mais ninguém ao teu lado que lhe dê abrigo

Só Jesus só Jesus só Jesus poderá lhe dar a mão
Só Jesus só Jesus só Jesus lhe dará a salvação

Só Jesus nos espera ansioso e de braços abertos
Só Jesus guiará nossos pés aos caminhos mais certos
Basta apenas você aceitar as verdades sagradas
Que estão todas escritas na Bíblia e são confirmadas

Ø  Parece que Nelson Ned estava certo em cantar essa música. Talvez muitos de nós nos identifiquemos com ela em nossas experiências pessoais... Em muitos momentos e situações, “só Jesus”!.
Ø  Mas a nossa intenção hoje é refletir em algumas coisas de que necessitamos para sairmos salvos deste mundo, demonstrando biblicamente que a satisfação de tais necessidades só é possível em Jesus.
Ø  Vamos a elas:

  v  LUZ – o mundo em que vivemos é um mundo envolto em trevas e nesse mundo envolto em trevas nós precisamos de luz, e só Jesus pode nos proporcionar essa luz e ele próprio é essa Luz.

Ø  Quando Deus enviou o dilúvio sobre a Terra, Ele o fez porque “viu que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gn. 6.5).
Ø  Foi uma espécie de purificação, uma espécie de recomeço com o único justo, Noé, e sua família, porque a humanidade havia se afundado em profundas trevas espirituais.
Ø  Se houve um tempo que pode ser denominado de “A Idade das Trevas”, certamente foi aquele.
Ø  Tristemente interessante, apesar de não se constituir em nenhuma novidade, já que Jesus anunciou de antemão, é o fato de que a humanidade está vivendo novamente uma situação em geral que pode muito bem caracterizar esse tempo como sendo também um tempo de trevas.
w  Jesus disse, e o evangelista Mateus registrou no capítulo 24, que nos últimos dias os homens seriam caracterizados por comportamentos semelhantes aos dos anteriores ao dilúvio.
w  O Apóstolo Paulo, em sua segunda carta a Timóteo diz que “nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela... deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.” (2 Timóteo 3:1-9 RC)
Ø  E não é exatamente isso que estamos vendo nesse tempo em que estamos vivendo? Isso e ainda mais.
Ø  Entretanto, apesar de se tratar de um tempo diferenciado em termos de trevas espirituais, fato é que desde a queda do homem no pecado as trevas espirituais sempre estiveram presentes na vida da humanidade em geral e do homem individualmente.
Ø  Diante desse quadro temos que reconhecer que carecemos de luz espiritual, e a Palavra de Deus nos dá conta de que só Jesus pode nos proporcionar essa luz e que ele próprio é a luz.
w  No evangelho de João, em 1.8 e 9 temos uma referência a João Batista e Jesus. João Batista, apesar de ter sido um grande profeta, maior que o qual não houve nenhum, não era a luz. João Batista veio com a missão especial de testificar da e apresentar a luz, mas ele mesmo não era a luz. Mas de Jesus é dito que “ali estava a luz verdadeira que alumia a todo o homem que vem ao mundo”.
w  Outro texto interessante é o que encontramos no evangelho de Mateus, uma citação de Isaías 9.2: “Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia. E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom e a terra de Naftali, junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações, o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou(4:12-16 RC)
Ø  O mundo está na escuridão, na mais densa treva espiritual. Vivendo nesse mundo precisamos de luz, e a luz de que precisamos só Jesus, e ninguém mais, pode nos prover, sendo ele próprio essa luz.
Ø  Vejamos agora uma outra necessidade que temos:

  v  PERDÃO: Nós precisamos ter os nossos pecados perdoados, e só Jesus pode nos conceder isso; só Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Ø  Pecado é falta de conformidade com a lei de Deus, em estado, disposição ou conduta.
Ø  Para indicar isso, a Bíblia usa vários termos, tais como pecado, desobediência, transgressão, iniquidade, mal, maldade, malignidade, perversidade, rebelião, rebeldia, engano, injustiça, erro, falta, impiedade, concupiscência...
Ø  O pecado atinge toda a raça humana, a partir de Adão e Eva, e é o mais terrível de todos os males porque o castigo em consequência dele é a morte – física, espiritual e eterna.
Ø  Sendo assim, precisamos, desesperadamente, que Deus nos perdoe.
Ø  Pensemos em algo muito ruim, que pode nos causar muito mal, do qual precisamos e queremos nos livrar. Em que podemos pensar? ... Talvez cada um de nós esteja pensando em algo que faz parte de nossa experiência pessoal ou familiar. E não seria bom receber a notícia de que para esse mal, esse que está na sua mente aí agora, tem um remédio cem por cento eficaz e que você pode pegar esse remédio de graça lá no posto de saúde?
Ø  Quem não ficaria alegre e tranquilo se fosse descoberto um meio infalível de se curar as pessoas de enfermidades terríveis, como o câncer, por exemplo?
Ø  Pois o pecado é ainda mais terrível, infinitamente mais terrível; é a causa por trás de todos os males; é a causa da morte física e, pior, é a causa da perdição eterna.
Ø  Um bom exemplo nós o temos na história do rico e Lázaro, registrada em Lucas 16.19ss. Leia lá a história e depois me responda com sinceridade: se você tivesse que ser um deles, qual você escolheria ser?
Ø  Pois bem, por ser o pecado tão terrível, precisamos de uma solução, e a solução está em sermos dele perdoados, e é só Jesus quem nos pode perdoar.
w  Em João 1.29 João Batista diz, a respeito de Jesus, que ELE é o Cordeiro de Deus que tira o Pecado do mundo.
w  Em Tito 2.14 lemos, acerca de Jesus, que foi ele, e não outro, que deu-se a si mesmo para nos remir de toda a iniquidade.
w  Romanos 8.1 diz-nos que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
w  E por aí vai...
Ø  A Bíblia é clara em nos informar acerca do pecado, das consequências do mesmo e também é clara e abundante em nos informar que a única solução é dele sermos perdoados e o perdão nós só o encontramos em Cristo Jesus.
Ø  Então já falamos sobre duas necessidades: Luz espiritual e perdão. Ninguém tem isso para nos dar senão Jesus.
Ø  Mais uma necessidade:

  v  RESGATE: nós precisamos ser resgatados de nossa vã maneira de viver, e só Jesus pode nos proporcionar esse resgate.

Ø  Por “vã maneira de viver” quero dizer
w  uma maneira de viver que não inclui Deus,
w  uma maneira de viver em que Deus não é reverenciado ou sequer lembrado;
w  uma vida vivida seguindo-se os próprios padrões e que levará, finalmente, a nada, pelo menos nada daquilo que gostaríamos... e a tudo aquilo que não gostaríamos.
Ø  O Apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos convertidos a Cristo, no final do capítulo 6 faz-lhes lembrar a vida que viviam antes, uma vida vã, uma vida de servidão às práticas pecaminosas, e pergunta-lhes que fruto eles tinham daquelas coisas que praticavam. Que fruto eles tinham? Nenhum realmente bom. A razão? A razão está no fato de que uma vida vivida assim tem como fim a morte, isto é, a separação eterna de Deus, a perdição, a eternidade no inferno – “O salário do pecado é a morte...”.
Ø  De uma vida assim, ainda que muitos não se deem conta ou nem queiram, porque muitas delícias para a nossa carne estão presentes, precisamos desesperadamente ser resgatados, porque, caso não o sejamos, o inferno será o nosso destino.
Ø  E o único que pode nos resgatar é Jesus. Aliás, a Bíblia nos dá conta de que o preço do resgate já foi pago e que a única coisa necessária agora é nós aceitarmos ser resgatados.
w  Pedro, em sua primeira carta, no capítulo 1, mostra-nos que o preço já foi pago, e não foi pago, e nem o poderia ser, com coisas corruptíveis como o ouro e a prata, mas com o precioso sangue de Cristo. Só o precioso sangue de Cristo é aceito como preço desse resgate e ele o deu por nós.
Ø  Luz, Perdão, Resgate e, finalmente:

  v  “ VER A DEUS ” : nós precisamos ver a Deus, o Pai celestial, estar com o Pai e receber da parte do Pai um lugar de habitação no céu para a eternidade, e só Jesus pode nos proporcionar isso.

Ø  Veja João 14.1-9
Ø  Em João 6, no final do capítulo, quando muitos começam a abandonar a Jesus, Jesus se dirige a seus discípulos e lhes pergunta se não queriam eles também retirar-se, ao que Pedro responde: “para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna”.
Ø  Em Atos 4.12, levado ao sinédrio, o mais alto tribunal religioso dos judeus, do qual faziam parte os sumos sacerdotes (o atual e os anteriores), chefes religiosos (anciãos) e professores da Lei, 71 membros ao todo, Pedro diz acerca de Jesus que “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.
Ø  Você quer estar na eternidade com Deus ou longe de Deus?
Ø  Você gostaria de receber da parte de Deus um lugar de habitação na eternidade?
Ø  Você pode estar com Deus e você pode receber este lugar de habitação.
Ø  Algumas vezes na Bíblia, depois de proclamada uma verdade, encontramos a frase: “quem tem ouvidos para ouvir ouça”. Pois bem, se você tem ouvidos para ouvir, ouça, e jamais se esqueça de que isso é possível, mas SÓ O É EM JESUS.

  v  Conclusão

Ø  Você precisa de luz espiritual;
Ø  Você precisa ter os seus pecados perdoados;
Ø  Você precisa ser resgatado de sua vã maneira de viver,
Ø  Tudo isso porque você precisa ver a Deus, o Pai, estar com Ele e receber Dele um lugar de habitação na eternidade.
Ø  Talvez você ainda não tenha se dado conta, ou ainda não tenha pensado seriamente nisso, mas o fato é que sem a iluminação do alto, sem o perdão dos pecados, sem o resgate e sem um lugar no céu, a única opção que lhe resta é o inferno.
Ø  O que você está esperando? Porque não se entrega a Jesus hoje mesmo?

Pr. Walmir Vigo Gonçalves
Abril de 2018 – Congregação Betel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...