domingo, 7 de junho de 2015

ATITUDES – ELAS PODEM SER PÉSSIMAS OU EXCELENTES

 

 

ATITUDES – ELAS PODEM SER PÉSSIMAS OU EXCELENTES

 

Exemplos de atitudes péssimas e excelentes em relação a Deus, e aplicação para nós.

 

Texto inicial 1: Mateus 16.24-26

 

Texto inicial 2: João 6.68-69

 

Exemplos de péssimas atitudes:

 

1.    Péssima foi a atitude de Caim em não dar ouvidos a Deus e não voltar atrás naquilo que seu coração já começara a maquinar, chegando ao ponto de matar seu próprio irmão – veja Gênesis 4.1-8

a.    O coração de Caim já se havia contaminado. Jesus disse em Mateus 15.19 que tudo começa no coração; é do coração que procedem os “maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” - Obviamente que esta não é uma lista fechada, há mais pecados que começam no coração e que, se não “tratados já, enquanto ainda estão no coração”, podem se manifestar externamente e causar um grande estrago. Deus advertiu Caim – “Caim, seu coração esta maquinando maldade, cuide disso, domine esse desejo...”; mas Caim não deu atenção à Palavra de Deus e matou Abel, seu irmão.

b.    Muitas vezes agimos como Caim – o nosso coração fica contaminado por algum sentimento ou desejo perverso, pecaminoso, e a Palavra de Deus nos adverte, mas nós a ignoramos... e pecamos. Querem alguns exemplos talvez mais contextualizados a nós? (digo mais contextualizados a nós porque eu penso que se alguém aqui já sentiu ou ainda sente no coração o desejo de matar alguém, a mim por exemplo, controlou ou tem controlado bem esse desejo – o que quero dizer é que esse, se houver, é um desejo que não nos domina mais, graças a Deus – mas tem outros que podem nos dominar).

                                  i.    Desejos na área sexual – Já viram o quanto a Bíblia fala sobre isso?

                                ii.    Atitudes múltiplas que começam com um rancor no coração por causa de alguma suposta atitude de alguém – digo suposta porque tenho experimentado que em muitos casos a atitude é real, mas também em muitos outros é imaginária, não aconteceu de fato, é baseada no “achismo” ou mesmo no acolhimento de uma fofoca mentirosa. De qualquer forma, o rancor precisa ser tratado, porque se não for tratado ele pode gerar uma série de atitudes pecaminosas com sérios prejuízos para as pessoas diretamente envolvidas e até para as que não estão diretamente envolvidas, principalmente a igreja.

2.    Péssima foi a atitude de Saul quando desobedeceu a Deus no tocante aos Amalequitas... Veja 1 Samuel 15.1-28

a.    A ordem do Senhor era para que Saul destruísse todos os Amalequitas e seus pertences, porque estes tinham se oposto a Israel no caminho quando subia do Egito.

b.    Mas Saul tomou vivo a Agague, rei dos Amalequitas, e também, sob pretexto de culto, de sacrifício ao Senhor, levou o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos e os cordeiros.

c.    Saul foi repreendido por Deus através de Samuel; foi-lhe dito: “ Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.  Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” (1 Samuel 15:22-23 RA) – Saul por Deus para continuar sendo rei em Israel.

d.    Quantos “Sauls” existem nos dias de hoje que querem oferecer ao Senhor do fruto da desobediência...

3.    Péssima foi a atitude de Acã ao tomar para si do Anátema, daquilo que deveria ser destruído e na retido. Numa batalha contra Ai, Deus disse que todos os despojos deveriam ser tratados como Anátema, nada deveria ser retido, tudo deveria ser destruído. Mas Acã viu, cobiçou e tomou para si “uma boa capa babilônica, duzentos siclos (cerca de 2,3 Kg)  de prata e uma cunha de ouro do peso de cinquenta siclos” (cerca de 570 gramas) – Veja Josué 7

a.    Cumpriu-se na vida de Acã aquilo que Tiago viria a dizer cerca de 1.500 anos depois: “... cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tiago 1:14-15 RC)

b.    Quantos Acãs existem hoje em dia? Quantas vezes nós nos comportamos como Acã quando ficamos “olhando” e “cobiçamos” e “tomamos” para nós coisas que não devíamos tomar, coisas reprovadas pelo Senhor em Sua Palavra!? Essas “coisas” às vezes são realmente coisas palpáveis, objetos, mas às vezes também podem ser comportamentos ou mesmo participações em algo que não é do agrado do Senhor. Não é do agrado do Senhor, mas eu olho, acho “tão legal”, “tão interessante”, desejo ter, ser ou fazer igual e... pronto! Peguei, fiz... Estou feliz da vida... até o dia em que percebo que essa atitude de rebelião tem um preço que talvez eu até já esteja pagando... Eu, meu cônjuge, meus filhos, minha família... e tudo começou comigo.

4.    Péssima foi a atitude de Davi quando “ficou louco” por causa da mulher de Urias – A história está em 2 Samuel 11

a.    Ficou em casa sem fazer nada, olhando o que não devia...

b.    “Um abismo chama outro abismo...” – Salmo 42.7

5.    E, depois destes exemplos, voltando ao nosso texto inicial número 1, péssima é a atitude de querer “ganhar o mundo inteiro”, sob o risco de perder a própria alma, e de ficar achando que tem de si mesmo algo que possa dar em pagamento por sua alma.

 

Exemplos de excelentes atitudes:

 

1.    Excelente foi a atitude Enoque em andar com Deus – veja Gênesis 5.24

a.    O contexto é o do tempo em que os homens estavam acumulando maldade sobre maldade (logo depois veio o dilúvio, do qual foi salvo apenas Noé e sua família).

b.    Nesse tempo, Enoque andou com Deus e Deus o tomou para Si, e ele não foi mais visto.

c.    Pensando em termos atuais, em casa, no trabalho, na escola, no lazer, caminhando na praça, na padaria, na sorveteria, dando uma voltinha à noite depois do culto pelo centro da cidade... lá ia Enoque... com Deus... sempre com Deus. E um dia Deus lhe disse: “Enoque, tenho lhe observado; você não está nem aí para o que esse povo corrompido pensa, você está sempre comigo e sempre tendo a mim como conselheiro sobre como agir em seus caminhos. Você não se deixa corromper pelas tendências, pelos costumes deste século; você não se deixa seduzir para fazer aquilo que não é do Meu agrado; você não se deixa constranger por ser “diferente”... você não está nem aí para o que estão pensando de você. O seu negócio é andar comigo. Quer saber? Venha comigo...” E Enoque não foi mais visto.

2.    Excelente foi a atitude de Noé de permanecer fiel mesmo em meio a toda uma geração má e perversa – Gênesis 6

3.    Excelente foi a atitude do profeta Natã, que não hesitou em repreender a Davi – 2 Samuel 12.1-12

4.    Excelente foi a atitude de Davi ao agir com humildade e profundo arrependimento diante das palavras de Deus através de Seu profeta, Natã – 2 Samuel 12.13ss e Salmo 51.

5.    E, voltando ao nosso texto inicial número 2, excelente foi a atitude de Pedro em “ficar com Jesus”, porque só Jesus tem as palavras de vida eterna.

 

 

Muqui, Junho de 2015

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Igreja Batista em Muqui

prwalmir@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...