sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PREPARA A TUA BAGAGEM PARA O EXÍLIO

Aúdio (música e sermão / a música é cantada por Tamires Dantas) :Musica_008

   CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DO ÁUDIO

 


Pessoa_086Texto:

“Prepara a tua bagagem para o exílio, ó moradora, filha do Egito; porque Mênfis se tornará em desolação e ficará arruinada e sem moradores.” (Jeremias 46:19 RA)

1. A Soberania de Deus, o Seu infinito poder de levar a fim todos os Seus propósitos, é um dos temas mais extraordinários e empolgantes das Sagradas Escrituras. O relato do chamado de Jeremias para ser profeta, por exemplo, é uma fantástica demonstração desse poder, bem como também o é a atuação de Deus na vida desse homem, cumprindo todas as promessas em relação a ele.

2. Lemos sobre o comissionamento de Jeremias em 1:5-10:

“Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.” (Jeremias 1:5-10 RC)

3. Voltemos ao capítulo 46...

4. Jeremias foi chamado para ser profeta às nações, e, aqui, no capítulo 46 ele está profetizando ao Egito de sua época, quando Faraó Neco governava.

5. As palavras eram contrárias, e não favoráveis ao Egito, devido aos seus múltiplos erros perante o Senhor de toda a Terra.

6. Eu quero usar três declarações inseridas neste capítulo, e estendê-las, numa aplicação espiritual, à humanidade em geral, e, portanto, a nós que estamos aqui hoje.


PRIMEIRA DECLARAÇÃO:  ... Debalde multiplicas remédios, pois não há remédio para curar-te.” (v. 11)

1. “Não há remédio para curar-te”.

2. Palavras duras de Deus, por intermédio de Jeremias, a Faraó Neco e seu povo.

3. Por longos séculos o Egito havia desenvolvido muitas técnicas medicinais e muitos remédios, mas estes seriam inúteis para curar a ferida com a qual eles seriam acometidos: a ferida da derrota pela Babilônia, derrota essa que aconteceu em 605 a.C. sob o comando de Nabucodonozor numa batalha que ficou famosa, denominada a “Batalha de Carquemis”.

4. E, a partir daí, a balança do poder inclinou-se em favor da Babilônia.[1]

5. Não houve “remédio” para o que estava decretado por Deus com respeito ao Egito.

6. Quando leio esse versículo em minha Bíblia, automaticamente, sem maiores esforços mentais, me ocorre que o homem, o ser humano, todo ele, se encontra acometido por uma “enfermidade” para a qual, excluindo a solução divina, não há cura.

7. Durante os séculos a medicina tem avançado, a ciência tem se multiplicado, e, para muitas e terríveis enfermidades, se tem encontrado a cura.

a. Mas há uma “enfermidade” para a qual a ciência nunca encontrará a cura.

b. Não há remédio para curar-te em lugar algum fora de Deus.

c. Essa “enfermidade” é o pecado, cuja conseqüência mais terrível é a separação entre nós e o Criador.

d. Em gênesis 3:23 encontramos o relato de que, ao contrair tal “enfermidade”, o homem foi banido do “paraíso”.

e. Em Romanos, também 3:23, está escrito que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.

f. E toda a Palavra de Deus está imbuída de um propósito, a saber: mostrar que só Deus tem a cura, o remédio para esse mal.

8. Pastor, quanto custa esse remédio? Você pode perguntar...

9. E eu lhe pergunto: quanto você daria por ele?

10. Talvez eu deva mudar aqui a maneira de falar sobre isso para ficar melhor entendido. Pois então vamos lá:

a. Em Mateus 3, João, o batizador, se referindo a Jesus como aquele que veio para limpar a sua eira e a nós como o “trigo” e/ou a “palha” que estão sobre essa eira, diz que ao final ele, Jesus, vai recolher o seu trigo no celeiro e a palha ele a queimará com fogo que nunca se apaga – O QUE VOCÊ DARIA PARA SER TRIGO E NÃO PALHA? O QUE VOCÊ DARIA PARA ESCAPAR DESSE FOGO INEXTINGUÍVEL.

b. Alguma vezes nos evangelhos Jesus se refere a um lugar de tormento eterno, a um lugar onde daqueles que vão estar lá na eternidade não se lhes morre o “bicho” e onde o fogo nunca se apaga – O QUE VOCÊ SERIA CAPAZ DE DAR PARA SE LVRAR DE UM LUGAR COMO ESSE?

c. Em Apocalipse 20 lemos acerca de um “lago de fogo e enxofre”, lugar onde o tormento acontece “de dia e de noite para todo o sempre”, onde ao final serão lançados os demônios, a besta, o falso profeta, bem como todos aqueles cujos nomes não estiverem escritos no livro da vida – O QUE VOCÊ SERIA CAPAZ DE DAR PARA TER O SEU NOME ESCRITO NESSE LIVRO E LIVRAR-SE DESSE LUGAR MALDITO?

11. Pois eu lhe digo o que você seria capaz de dar: NADA!

a. Eu digo NADA! Porque é isso que você tem e que “vale” como “moeda de troca”: NADA!

b. Eu digo NADA! Porque a única coisa que Deus nos revela em Sua Palavra ser-Lhe aceitável, entenda você isso ou não, aceite você isso ou não, é o sangue de Seu Filho Jesus.

i. O Apóstolo Paulo disse que muitos Judeus não compreendiam isso e pediam algum sinal; os filósofos gregos também não compreendiam e consideravam isso uma loucura; mas a Paulo nenhum desses pensamentos importava, o que lhe importava era apregoar aquilo que Deus lhe havia ordenado apregoar: que o Cristo crucificado é constitui-se em o Poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer...

12. O que você tem é NADA!

13. A única coisa que você pode fazer é crer

14. Fora de Jesus não há remédio para curar-te. Você precisa de Jesus! Você precisa crer.


SEGUNDA DECLARAÇÃO:  “...fugindo o valente, tropeçou no valente, e ambos caíram juntos.” (v.12)

1. “O valente tropeçou no valente”

2. Não sei o que, historicamente, significam, exatamente, essas palavras, mas sei que elas registram algo que expôs o Egito à vergonha e ao clamor por socorro diante das nações da época.

3. Espiritualmente falando, há muitos “valentes”.

a. há muitos “valentes” que, na sua valentia, são capazes de desafiar a verdade revelada na Palavra de Deus;

b. alguns de forma bem ofensiva, outros de forma menos ofensiva, através de um desprezo prático, no viver diário, às orientações de Deus em Sua Palavra.

c. Estão “fugindo” daquilo que Deus orienta,

d. mas, inevitavelmente, tropeçam em outro valente que está nesse caminho: satanás.

e. E, por fim, cairão juntos.

4. Apocalipse 14:10 mostra o fim de três grandes valentes: o diabo, a besta e o falso profeta, que serão lançados no “lago que arde com fogo e enxofre”, e serão atormentados pelos séculos dos séculos.

5. E Apocalipse 20:15, já vimos anteriormente, mostra que o mesmo destino terão os demais “valentes”.

6. Todos os “valentes”, que na sua valentia são capazes de ignorar ao Deus Todo-Poderoso e às Suas orientações, terminarão por tropeçar uns nos outros, e cair juntos.


TERCEIRA E ÚLTIMA DECLARAÇÃO: “Prepara a tua bagagem para o exílio, ó moradora, filha do Egito...” (v.19)

1. “Prepara a tua bagagem para o exílio”

2. No versículo 18, Deus, por intermédio de Jeremias, lança mão de uma ilustração para falar sobre o domínio da Babilônia sobre o Egito. Ele usa, para mostrar com que poder Nabucodonozor dominaria o Egito, as figuras:

a. do Monte Tabor, que domina a planície que está ao seu redor e é grande e majestoso sobre ela e

b. do Monte Carmelo, que se eleva majestoso sobre o nível do mar.

3. Depois Ele diz: “Prepara a tua bagagem para o exílio, (porque este é o destino inevitável para vocês)”.

4. Assim também é dito pra muitos nos dias de hoje.

a. A Palavra de Deus apresenta-nos o remédio para curar-nos de nossa queda espiritual: Jesus;

b. mas muitos não querem nem saber de Jesus.

c. O próprio Jesus disse certa vez: “Examinais as Escrituras porque cuidais ter nelas a vida eterna; e são elas que de mim testificam, e não quereis vir a mim para terdes vida”.

5. Muitos não estão nem um pouco interessados em Jesus, mas a Palavra de Deus diz que tais pessoas estão, inevitavelmente, condenadas:

“... aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (João 3:3)

“Quem crê não é condenado; mas quem não crê, já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus.” (João 3:18)

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

6. E quando a Palavra de Deus diz isso pra você, mas você permanece indiferente, então ela está lhe dizendo: “Prepara a tua bagagem para o exílio”.

7. Só que este exílio é eterno, e não é na Babilônia, e sim no inferno, ou melhor, no “lago de fogo e enxofre”.

8. Se você não quer nada com Deus em Jesus, pode ir preparando a tua bagagem, se é que você poderá levar alguma coisa pra lá.


CONCLUSÃO:

1. Conta-nos uma história que

Uma jovem turista foi à cidade de Cairo, no Egito, para conhecer um grande sábio, de quem ela era uma admiradora. Chegando lá, ficou surpresa, pois, esperava encontrar aquele sábio morando em uma grande e luxuosa residência, num dos melhores bairros daquela cidade. Para a sua indignação, aquele homem morava em um casebre, com um simples quartinho, num bairro bem pobre e afastado do centro de Cairo. Naquele quartinho, o sábio mantinha com ele muitos livros e seus móveis que se resumia em: uma cama muito simples, uma pequena mesa e um banco fabricado por ele mesmo. Então, ela lhe perguntou: Onde estão os seus móveis? Ele lhe respondeu com outra pergunta: Onde estão os seus? Ela disse: Mas, eu só estou aqui de passagem! Ele respondeu: eu também.

2. TODOS estamos aqui só de passagem.

3. Para onde estamos indo? Para onde você está indo?

a. Para o lugar da “liberdade eterna” ou para o “exílio” eterno?

b. Para o celeiro de Cristo ou para o fogo que nunca se apaga?

c. Em direção à glória eterna ou em direção à desventura eterna?

4. Para o Egito daquela época não havia mais remédio.

5. Seu destino já estava decretado por Deus, e eles poderiam se preparar, pois já estava próximo.

6. E pra você, será que há remédio? charge-farol-mike-waters-0c5ace6ee7644a53930a53c5a7bbed23

7. A Palavra de Deus diz que sim!

8. O futuro pode lhe parecer desesperador, mas Deus tem a solução para você.

9. Você não tem, mas Deus tem, e esta é JESUS!

10. Você precisa arrepender-se e crer em Jesus.

11. Você não gostaria de fazer isso hoje?…

Pr. Walmir Vigo Gonçalves – prwalmir@hotmail.com


[1] RYRIE, Charles Caldwell – Nota de rodapé em A Bíblia Anotada, editora Mundo Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...