quarta-feira, 6 de outubro de 2010

AOS PAIS NO DIA DAS CRIANÇAS

AOS PAIS NO DIA DAS CRIANÇAS

 

Está se aproximando 12 de Outubro, o dia das Crianças. Você já deu ou dará um presentinho para o seu filho? (que os adolescentes não se empolguem – o presente é só para as crianças). Certamente que você já deu ou ainda vai dar esse presentinho. Entretanto, além de um brinquedo, uma roupa, o que mais você tem dado ao seu filho, não em um dia específico, mas diariamente, vida afora?

 

Recebo sempre reflexões de alguém chamado Paulo Barbosa e uma delas, intitulada "Marcas no Coração", cabe bem ao nosso propósito aqui. Veja o que ele escreveu:

 

"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).

 

Próximo a uma igreja em Kansas, EUA, pode-se ver, no cimento de uma calçada, as impressões de dois pés de bebê com os dedões apontando em direção à igreja. Dizem que há mais de 20 anos, quando a calçada estava sendo feita, uma mãe pediu autorização para que deixasse ali as marcas dos pés de seu filho. Até hoje elas continuam bem nítidas no local. O objetivo da mãe era mostrar ao filho o caminho da igreja e que ele jamais se esquecesse disso. Porém, uma simples marca em um cimento não poderia garantir que no futuro aquela criança continuasse a ir à igreja. Em nada aquilo poderia influenciar nas decisões de seu filho. A única forma de se garantir uma vida espiritual sólida de uma criança é através de um exemplo sincero e verdadeiro de seus pais, mostrando no dia-a-dia de suas vidas a alegria e felicidade de se caminhar ao lado de Jesus e de colocar o reino de Deus em primeiro lugar em todas as decisões de suas vidas.

 

Como temos direcionado o futuro de nossos filhos? O que eles têm aprendido dentro de nossos lares? Quando pedimos a alguém, que atende ao telefone, que diga que não estamos, quando nos comprometemos com um irmão ou amigo a fazer algo e não cumprimos a palavra ou deixamos de ir à igreja porque não podemos perder o capítulo da novela ou o jogo de nosso time na TV, nada mais estamos fazendo do que criar em nossas crianças um exemplo de vida que, provavelmente, será seguido quando se tornar adulto.

 

Não adianta criarmos marcas de aparência, tais como presentear a criança com uma camiseta com versículo bíblico, ou um videogame com um jogo baseado nas Escrituras ou mesmo levá-lo a uma Escola Bíblica de Férias sem que tudo isso esteja firmado numa vida espiritual sólida e verdadeira. A criança terá um futuro abençoado junto a Deus se as marcas que deixarmos para ela estiverem gravadas no coração!

 

Que nesse dia você possa, além de dar um presente, olhar para o seu filho e refletir: "que marcas tenho imprimido no coração dessa criança? Que tipo de exemplo tenho sido para ela?". E, depois de refletir, comprometa-se em esforçar-se por imprimir no coração de seu filho boas marcas, marcas que contribuirão para que ele seja íntegro, honesto, verdadeiro, humilde, amoroso, paciente, etc., mas principalmente marcas que contribuam para que ele se decida, quando tiver idade para isso, a se tornar um servo/amigo de Cristo. Mas lembre-se: Não basta ensinar com palavras, é preciso ser exemplo!

 

No Senhor, meu e seu,

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...