quarta-feira, 7 de julho de 2010

O VERSÍCULO MAIS CONHECIDO DO MUNDO INTEIRO

O VERSÍCULO MAIS CONHECIDO DO MUNDO INTEIRO

 

1.    Há muitas frases que ficaram famosas e se tornaram conhecidas de muita gente. Eis alguns bons exemplos:

 

"É preciso grande sabedoria só para perceber a extensão da própria ignorância." (Thomas Sowell)

"Defeitos não fazem mal, quando há vontade e poder de os corrigir" (Machado de Assis)

"Conhece-se o coração de um homem pelo que ele faz, e a sua sabedoria pelo que ele diz." (Provérbio persa)

"Quando morre um idoso, perde-se uma biblioteca." (Provérbio indiano)

"Aquele que fala sem pensar, assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar." (Montesquieu)

"A conversa alarga o entendimento, mas a solidão é a escola do gênio" (Edward Gibbon)

"A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau". (Mark Twain)

 

2.    Essas são boas frases, e, de certa forma, famosas e conhecidas por muitos, mas quantos de vocês podem dizer que as conheciam todas? E certamente alguns há aqui que não conheciam ainda sequer uma delas.

3.    A Bíblia, o livro mais conhecido do mundo, possui muitas "frases" (versículos) muito conhecidos. Eis algumas:

 

"O espírito do homem aliviará a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o levantará?" (Provérbios 18:14)

"Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas..." (Ec. 2:14 RC)

"Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal. Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra." (Salmos 37:8-9 RC)

"Verdadeiramente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. Mas, se o homem viver muitos anos e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos" (Eclesiastes 11:7-8 RC)

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.  Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau" (Ecles. 12:13-14 RC)

"... há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,  o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo"

(1 Timóteo 2:5-6 RC)

           

4.    Mas o mais conhecido é o seguinte:

 

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16 RC)

 

5.    De todas as frases e de todos os versículos o mais conhecido é João 3.16. E Neste Versículo se oferece:

a.    A graça mais rica: "Deus amou o mundo".

b.    O Maior Sacrifício: O Filho de Deus.

c.    A Salvação do maior perigo: a perdição eterna

                                  i.    Estevão viveu uma circunstância perigosa. Essa circunstância ocasionou a sua morte por apedrejamento. Mas a sua circunstância não era tão perigosa quanto a de seus algozes.

                                ii.    Pedro e João viveram uma situação de perigo quando, veementemente exortados a não falar e nem ensinar mais no nome de Jesus, responderam: "Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido." (Atos 4:19-20 RC). Mas em situação de maior perigo estavam aquelas autoridades do Sinédrio que os pressionavam a se calarem.

                               iii.    Talvez nenhum dos apóstolos tenha vivido mais momentos de perigos do que o apóstolo Paulo. Mas o maior perigo ele viveu quando estava vivendo sem Jesus, ainda que tranqüilamente em relação às autoridades civis e religiosas.

d.    Uma bênção imperdível: A vida eterna.

6.    Como se Chega a Isto?

7.    Chega-se através de Jesus, pela fé.

8.    Jesus certa vez falou a algumas pessoas que eles queriam a vida eterna, e que examinavam as Escrituras por isso, mas não poderiam tê-la porque não queriam ir a ele, de quem as Escrituras revelam ser o doador dessa vida.

9.    Que não seja você também uma dessas pessoas.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Desenvolvido a partir de um esboço de Georg Brinke

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Chamada à Oração

A CHAMADA À ORAÇÃO   “Orai sem cessar” (1 Ts. 5.17)   1.      A Palavra de Deus é uma Chamada à Oração.   Ø   Orai sem cessar – ...