quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Fw: NOSSOS PRESENTES PARA JESUS

NOSSOS PRESENTES PARA JESUS

Mateus 2.1-11

 

1.    Um marido perguntou à mulher: "Querida, o que é que você quer ganhar de Natal?" "Um radinho!", ela disse. O marido não entendeu direito e tornou a perguntar: "O quê? Só um radinho?" E ela confirmou: "Sim, desses bem pequenos, que têm um carro importado do lado de fora!" 

2.    É interessante, amados, o fato de que nessa época em que comemoramos o nascimento de Jesus nos presenteamos uns aos outros (se somos da mesma família).

3.    É interessante porque, quando alguém faz aniversário, quem é que recebe presentes? O aniversariante, não é mesmo?

4.    Entretanto, ao comemorarmos o aniversário de Jesus, ao invés de O presentearmos, presenteamo-nos uns aos outros; e às vezes o aniversariante nem é lembrado, é deixado de lado, à margem de nossas vidas.

5.    Por isso hoje quero refletir sobre NOSSOS PRESENTES PARA JESUS. E isso vamos fazer olhando para os presentes que os magos lhe ofereceram.

6.    Vamos então ao primeiro presente:

 

I. HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, O NOSSO OURO

 

1.    Diz aqui o v.11, que dentre as dádivas que os magos ofereceram a Jesus estava o ouro.

2.    Ouro é símbolo de realeza, é coisa de reis.

3.    Você vê qualquer filme ou gravura de rei e lá está: coroa de ouro, manto bordado com fios de ouro, trono incrustado de ouro, cetro de ouro... 

4.    O primeiro presente dado a Jesus foi ouro, porque caracteriza aquilo que Jesus é desde a eternidade: o Rei. Jesus é o Rei da glória!

5.    O ouro é mencionado em primeiro lugar porque este é o alvo perfeito e original de Deus: o Seu Filho é o Rei, que vai estabelecer o reino dos céus sobre a terra. 

6.    Mas além disso, o ouro representa a absoluta pureza existente em Jesus.

7.    Dos metais, o ouro é o mais nobre e quanto mais purificado o ouro, mais valor possui! 

8.    Esse foi o primeiro presente dado pelos magos a Jesus, porque todos eles reconheceram a majestade e a pureza de Jesus. 

9.    Hoje, a exemplo dos magos no passado, nós devemos tornar a dar de presente para Jesus, o nosso ouro. 

10. O quê? ...a minha pulseirinha de ouro? ...o meu relógio de ouro, o meu colar, o meu brinco de ouro?

11. Não! Não se preocupe com essas coisas... elas te custaram caro, mas "são tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam". 

12. Amado: O ouro a ser dado a Jesus hoje é mais precioso que esse do seu colar ou do seu brinco, ou da sua pulseira... 

13. O ouro a ser dado a Jesus hoje é aquilo que de mais precioso você possui: o seu coração, a sua própria vida. Você deve deixar que Jesus, como rei, se sente no trono do seu coração e governe a sua vida, dirija os seus passos de maneira que você se torne em "material" que manifeste a glória dele, a majestade dele, diante de todas as pessoas.

 

14. O segundo presente dos magos foi o incenso

 

II. HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, O NOSSO INCENSO.

 

1.    O incenso foi o segundo presente dado pelos magos a Jesus.

2.    A palavra própria dos judeus para "incenso" é derivada das palavras "branco, brilhante". 

3.    O incenso propaga um aroma agradável que fica impregnado até nas vestes como perfume. 

4.    E na Bíblia, o incenso foi usado no tabernáculo (e mais tarde no templo), como aroma agradável diante de Deus. 

5.    Portanto, o incenso representa espiritualmente o aroma da vida de Jesus. 

6.    Jesus agradou a Deus, procurou fazer a vontade de Seu Pai, foi "... obediente até à morte e morte de cruz" (Fp 2.8). Em outras palavras: a vida de Jesus cheirava bem! 

7.    Então, o incenso simboliza esta perfeição da vida de Jesus – Ele viveu uma vida totalmente sem pecado, uma vida totalmente agradável a Deus. Sim, a vida de Jesus, literalmente, cheirava bem diante de Deus. 

8.    Jesus foi, como diz a Bíblia em 1Pe 1.19: "O Cordeiro de Deus sem pecado e sem mancha", branco e brilhante, puro e perfeito. 

9.    Tudo o que Jesus fez na vida e tudo que disse, em todos os aspectos e em todos os seus passos e obras, a vida de Jesus foi como um perfume, um aroma agradável diante de Deus. 

10. Quando os magos trouxeram ao menino Jesus aquele incenso, eles estavam anunciando o tipo de vida que Ele haveria de levar diante de Deus. 

11. E nós somos chamados a nos tornar semelhantes a Jesus nessa obediência e fidelidade também! 

12. Deus quer que a nossa vida fique impregnada pela vida de Jesus e que espalhemos a vida de Jesus como um perfume suave. 

13. Em 2Co 2.15 há um texto muito lindo, que diz que "...para Deus somos o bom cheiro de Cristo". 

14. Há uma história que diz que um missionário encarregado de ensinar sobre Jesus a uma determinada tribo africana havia falecido. Anos mais tarde, quando um novo missionário chegou ao lugar, e começou a ensinar sobre Jesus, alguns daquela tribo selvagem, disseram: "Nós já conhecemos Jesus. Ele viveu conosco!" O novo missionário ficou admirado e pediu que descrevessem Jesus. E para a sua surpresa, a descrição feita pela tribo, se referia a David Livingstone, o missionário que vivera entre eles pregando sobre Jesus. – A vida daquele missionário exalava o bom perfume de Cristo, ao ponto de ser confundido com o próprio Cristo. 

15. É justamente isto que Deus quer que sejamos: o "aroma suave de Cristo". 

16. E para isso, precisamos escutar muito bem o que Deus nos diz em Sua Palavra. Nos Evangelhos é comum lermos algo assim, Deus dizendo de Seu Filho, Jesus: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo ". Deus dizia: "Este é o meu Filho amado, em quem tenho muito alegria". 

17. Amado, nós devemos proporcionar alegria para Deus; devemos provocar sorrisos em Deus; devemos alegrar o coração de Deus! 

18. Como? ...exercendo misericórdia, vivendo separados do pecado, fazendo o que é reto, falando só a verdade... Sendo como Cristo.

19. Dizem que Gandhi, o pacifista indiano, sendo evangelizado por um cristão, disse assim: "No vosso Cristo eu creio, eu não creio é no vosso cristianismo". É que Gandhi estava horrorizado pela maneira como alguns cristãos viviam... (e tem muita gente horrorizada hoje, aqui mesmo e Foz do Iguaçu, aqui mesmo em nosso bairro, com a maneira como alguns cristãos estão vivendo). E eu fico imaginando a tristeza de Deus, quando olha dos céus e vê seus filhos na terra, vivendo vidas tortas, vidas erradas, vidas que cheiram a pecado ao invés de exalar o agradável perfume de Cristo. 

20. Mas para este Natal, dê de presente para Jesus um novo incenso, o perfume de Cristo vivendo dentro de você. Amém? 

 

21. O terceiro presente dos magos foi a mirra

 

III. HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, UMA PORÇÃO DA NOSSA MIRRA.

 

1.    Que visita prazerosa aquela que os magos fizeram a Jesus: trouxeram para Ele três presentes! 

2.    Alguém disse que todas as visitas sempre dão prazer: algumas na chegada, outras, ao menos, na saída. 

3.    O texto de Mt 2.11 diz naquela seqüência, sobre os magos: "Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas; ouro, incenso e mirra". 

4.    A mirra é produto de uma arvorezinha, um arbusto espinhoso e de madeira cheirosa. Mas o gosto dessa madeira é amargo como fel e dentre outras coisas, era usada inclusive como anestésico. 

5.    Esta resina amarga, a mirra, fala dos sofrimentos de Jesus, cuja vida toda foi um aroma suave diante do Pai, mas que foi perseguido por Herodes ainda quando bebê (Mt 2.13)... 

6.    Os homens de Nazaré, onde Jesus havia sido criado, quiseram empurrá-Lo de cima de um monte para o precipício a fim de que morresse (Lc 4:29). 

7.    Quando Jesus curava enfermos e libertava os possessos, os fariseus e os escribas o perseguiam e até tentaram matá-lo! 

8.    Antes de ser crucificado, o Evangelho de Marcos, conta que deram a Jesus "vinho com mirra, ele, porém, não tomou" (Mc 15:23). 

9.    A Bíblia diz noutra parte que "Jesus se tornou pecado por nós" (2 Co 5:21), e carregou "em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados" (l Pe 2:24) até as últimas conseqüências. 

10. E quando Jesus estava pendurado na cruz, consumando a salvação para todo o mundo, a Bíblia também diz que Ele sofreu dores terríveis no corpo, na alma e no espírito. 

11. Quando Jesus morreu, um homem chamado José, José de Arimatéia, pediu autorização para retirar o corpo de Jesus da cruz e o tirou de lá em estado deplorável.

12. Portanto, na primeira vez que Jesus veio ao mundo, Ele foi como que envolvido por mirra; Ele foi cercado de muitos sofrimentos. Aquele terceiro presente dos magos profetizavam isto. 

13. Mas ouça, a Bíblia fala sobre a segunda vinda de Jesus, sobre a segunda vez em que Ele virá a esse nosso mundo, porém, a mirra não é citada mais e somente são mencionados ouro e incenso. 

14. Eu quero ler Isaías 60:6. É uma profecia, um anúncio de algo que está para acontecer, diz assim: "A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efa; todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor". 

15. Esta é uma palavra sobre a segunda vinda de Jesus. Está escrito: "trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor". 

16. Ouro e incenso, mas por que a mirra não é mencionada aqui? 

17. É porque neste texto o profeta Isaías fala sobre esta segunda vinda de Jesus, que será em grande poder e glória sobre a terra. Então, não haverá mais mirra para o Senhor Jesus.

18. Na primeira vez, Ele veio e sofreu, Ele colocou sobre Si as nossas dores, carregou nosso sofrimento e morreu na cruz para nos salvar dos pecados. Mas na segunda vez, Jesus não virá mais como servo sofredor. Na segunda vez, Ele aparecerá como o Senhor e Rei para a salvação de todos os que esperam por Ele! 

19. Amado, na primeira vez que Jesus veio, Ele foi envolvido por mirra, por sofrimento. 

20. Considerando que o que Jesus sofreu, foi por nós que sofreu, que tal darmos de presente para Jesus, neste Natal, uma porção da nossa própria mirra, do nosso próprio sofrimento e sacrifício por amor a Ele? 

21. Por que ficarmos de braços cruzados se o maior Homem morreu de braços abertos? 

22. Por que vivermos preocupados com luxo, conforto, vida de facilidades?

23. O notável pregador Charles Spurgeon, declarou num sermão: "Eu não ousaria usar uma coroa de ouro na terra onde o meu Senhor usou uma coroa de espinhos". 

24. Sofremos pouco por amor a Jesus... 

25. Vivemos num país livre, com liberdade religiosa... não passamos pelo constrangimento de ser revistados por policiais ou de ser presos com uma Bíblia na mão ou de haver estado numa reunião de culto. Não sabemos o que é sofrer isto por amor a Jesus. 

26. Mas, deveríamos sofrer alguma coisa por amor a Jesus. 

27. Por exemplo,

a.    sofrer algumas horas de sono a fim de nos dedicarmos à um tempo de oração, de vigília... 

b.    Sofrer um dia de folga e fazermos para Jesus um serviço extra: talvez uma hora de adoração ininterrupta, talvez um dia de visitação à pessoas doentes e oprimidas... 

c.    Talvez, poderíamos ainda sofrer um pouco mais de fome e nos dedicar a jejuns... 

d.    Sofrer mais, como nos manter em pé na hora do louvor, ou de joelhos dobrados, ou de horas em estudo e leitura da Palavra... 

28. Se você nunca pensou em sofrer para Jesus, eu quero que guarde bem o seguinte versículo da Bíblia: Fp 1.29. Você não vai encontrar nenhum quadro de parede, nem um pôster, nenhuma louça, nenhum cartão do Smiliguido e nem caixinha de promessas, onde apareça escrito Fp 1.29. Mas o que você lê em Fp 1.29 é palavra de Deus. O Senhor diz isto: "Porque foi dado a vocês o privilégio não só de confiar nEle (isto é, em Jesus), mas também de sofrer por Ele". Talvez em sua versão da Bíblia esteja assim: "Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele". 

29. No caderno de um antigo missionário, estava escrito assim: "Se Jesus Cristo é Deus e morreu por mim, então não existe sacrifício grande demais que eu não possa fazer por Ele". 

30. Por isso, quero lhe encorajar a que neste Natal, você dê de presente para Jesus, uma porção de sua própria mirra, de seu próprio sofrimento por amor a Ele. 

 

CONCLUSÃO

 

1.    O Natal, para muitas pessoas, tem sido apenas sinônimo de presentes, festas, comidas, amigo oculto, troca de cartões... e coisas assim. Porém, o Natal que Deus espera de nós é um culto de adoração a Jesus. 

2.    Os magos, diz a Bíblia, "Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra". 

3.    Neste Natal, lembre-se disto também! Encontre-se com Jesus, e prostrando-se, adore-o; dê para Jesus os seus presentes: 

a.    em primeiro lugar, presenteie a Jesus com o seu coração, com o seu caráter santificado, puro, polido, refinado como ouro; 

b.    em segundo lugar, dê para Jesus a alegria de vê-lo vivendo uma vida que cheira à obediência, que cheira bem como incenso; 

c.    e em terceiro lugar, dê a Jesus um pouco do seu sacrifício, uma porção da sua própria mirra.

 

Foz do Iguaçu – Dezembro de 2009


Resumido/adaptado do sermão do Pr Walter Pacheco da Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Chamada à Oração

A CHAMADA À ORAÇÃO   “Orai sem cessar” (1 Ts. 5.17)   1.      A Palavra de Deus é uma Chamada à Oração.   Ø   Orai sem cessar – ...